sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Cultura Asteca ...


  1. A cultura asteca floreceu entre os séculos 14 e 16 , no que viriam a ser a America Latina .

  2. O tipo de religião da cultura asteca era politeista .

  3. A principal função das grandes pirâmides erguidas pela cultura asteca era servir de palco ou altar para cerimônias religiosas e sacrificios humanos .

  4. A cultura asteca possuia uma escrita pictográfica e dois calendarios (astronômico e litúrgico)

  5. A cultura asteca possuí  três principais aspectos : a religião , que demandava sacrificios humanos em larga escala , particularmente ao Deus da guerra , Huitzilopochtli ; a tecnologia avançada , com a atualização eficiente das chimanpas ( ilhas artificiais construídas no lago , com canais divisórios ) e a vasta rede de comercio e sistema de administração tributária .

  6. Os astecas possuiam uma superioridade cultural e isso justificaria sua hegemonia politica sobre as enúmeras comunidades nessas religiões , o que era argumentado por eles memos .

  7. Sacrificios humanos eram realizados em grande escala ; algumas centens em um dia só não era incomum . Os corações eram arrancados de vitimas vivas , e levantados ao céu em honra ao seus deuses . Os sacrificios eram conduzidos do alto de pirâmides para esta perto dos deuses e o sangue escorria pelos degraus . Eles acreditavam que os sacrifisios , poderiam deixar seu deuses mais calmos .

  8. A economia asteca estava baseada primodialmente no milho , e as pessoas acreditavam que as colheitas dependião de provisão regular se sangue por meio dos sacrificios .

  9. O artezanato era riquissimo , destando-se a confecção de tecidos , objetos de ouro e prata e artigos com pinturas . Os artitas astecas eram muitos critivos e tambem usavam tecidos e plumas para elaboração de artefatos decorativos ou ritualísticos .

  10. A escrita era representada por desenhos e simbolos . O calendario maia foi utilizado com modificações pelos astecas . Desenvouveram  diversos conseitos matematicos e de astronomia .

  11. Os astecas se destacaram nas construções de templos , pirâmides e outros tipos de predios . Tenochtitlá , capital do inperio asteca , era uma cidade muito bem estruturda do ponto de vista da arquitetura e engenharia . Contavam com diversos templos , monumentos , palacios e mercados .

  12. A dança , musicas e canto estava presente na vida dos astecas . Aconpanhavam os matrimônios , funerais , eventos politicos , sacrificios e rituais religiosos . A musica era produzida a som de instrumentos musicais ( principalmente tanbores ) .

  13. As pinturas astecas eram  feitas em peredes de templos , tecidos ou potes de cerâmica . Com cores fortes , os artistas representavam cenas do cotidiano , batalhas , rituais e imagens de personagens importantes do imperio . As pinturas eram chapadas , sem profundidade , e muita vezes , não seguiam a proporcionalidade .

  14. As esculturas astecas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas . Essas esculturas representavam significado realismo e envocações . Os escultores astecas usavam , principalmente , basalto , ouro , pedra e cerâmica para a confecção de esculturas . Fizeram estatúas de corpos humanos , figuras sagradas , divindades astecas , mascaras , calendarios  e imagens de animais .

  15. Ao fim de cada período de 52 anos , acendia-se o  "Fogo Novo"  no cimo da montanha de Uixanchteacalt . Isso era denominado "Liga Dos Anos" .  Era comemorado com um verdadeiro "Reveillon" místico com sacrificios , danças , renovação de utensilios domesticos e etc .

  16. O milho constituia a base alimentar do povo asteca . Atravez dos preparos dos grãos produziam panquecas que eram recheadas por grãos secos , pequenos insetos , peixes e girinos . Outro alimento muito utilizado era o cacau de onde se extraia uma bebida chamada xocalt , que mais tarde deu origem ou chocolate . Varias outras sementes e temperos conpletavam a culinaria asteca .

Nenhum comentário:

Postar um comentário