segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Carta...

Olá, me chamo Cuahtémoc, eu nasci na Cidade de Circa em 1502 , o nome do meu pai é Ahuitzotl e minha mãe se chama Tlilancapatl, eu assumi meu reinado em 1520 , sucedendo Cuitláhuac eu era sobrinho do imperador Moctezuma II e casado com uma de suas jovens filhas , eu assendi meu trono quando minha cidade estava sendo atacada pelos espanhois e devastada por uma epidemia de varíola.Meu reinado foi de 1520 à 1521 , meu sucessor foi Juan Velázquez Tlacotzin, eu fui torturado tive meus pés queimados , mas mesmo com tudo isso não revelei para os espanhois informações sobre o tesouro.Após o massacre poucos capitães Astecas ainda restavam .
Eu vivi em um lugar onde a cultura predominava, tinham muitos rituais de música e canto, nossas pinturas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. As esculturas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas. Ao fim de cada período de 52 anos , acendia-se o "Fogo Novo" no cimo da montanha de Uixanchteacalt . Isso era denominado "Liga Dos Anos" . Era comemorado com um verdadeiro "Reveillon" místico com sacrificios , danças , renovação de utensilios domesticos e etc .
 De todos os Nahuas, os Tlatelolcas continuaram leais, e os Tenochcas que sobreviveram procuram abrigos em Tlatelolcas.
Eu morri em 26 de Fevereiro de 1525, e muitos lugares no México 
tem o meu nome em memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário